De Alberto Caieiro, "em Pessoa":

"Pensar incomoda como andar na chuva
Quando o vento cresce e parece que chove mais"

22/07/2011

Ainda vale a pena...

Ser professor de escola pública não é fácil. E a interpretação das pessoas sobre tal dificuldade, em geral, é muito simplista - inclusive por parte de muitos professores.
Eu sou um sujeito que tem verdadeira satisfação em retirar toda caixa de filtro de ar de um carro, lambuzar a mão de poeira e graxa, sofrer no escuro para desparafusar uma buzina, desmontá-la, limpar seus contatos, colocar tudo de novo no lugar e, no final... Vê-la voltar a funcionar! É a satisfação pelo resultado. Uma gloríola, admito. Muito pessoal e individual, inclusive. E é justamente isso que falta no trabalho de professor, pelo menos para mim: ver concretamente um resultado. Acredito que fazemos, em maior ou menor grau, um papel positivo para os alunos. Entretanto, são resultados que dificilmente podemos enxergar, porque eles aparecem quando os alunos não estão mais conosco.
Os resultados mais imediatos, os que cada um de nós gostaria de ver exatamente naqueles conteúdos, temas ou assuntos que trabalhamos, quase nunca acontecem. É por isso que tenho que agradecer minha aluna Larissa Stephany, da oitava série, pela disposição e interesse em ir além de pesquisar, escrever e apresentar o trabalho que solicitei, construindo o vídeo que vai abaixo...

Larissa, um beijo e obrigado pela singela lufada de esperança.

Um comentário:

Larissa Stephany disse...
Este comentário foi removido pelo autor.