De Alberto Caieiro, "em Pessoa":

"Pensar incomoda como andar na chuva
Quando o vento cresce e parece que chove mais"

19/07/2011

O que será...

...  que aconteceu de tão grave quando expeli em tinta o que vai abaixo?? Sinceramente, não me recordo. Era do tempo em que marinava meu fígado em... Bem... E que chamavam a mim e outros três de os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Pelo conteúdo, dá p´ra notar que havia um alto grau de injustiça, né não?


TERMO DE COMPROMISSO

Concordo com as leis que fizeram nosso mundo
e abro mão da minha sinceridade.
Passarei a seguir os passos de quem sempre
procurou me guiar para o lado do qual mais me escondi
durante os anos da minha curta e experimentada vida.

Tudo isso pelo desânimo de procurar flores
e encontrar apenas pétalas dilaceradas,
procurar verdadeiras amizades
e encontrar dissimulação em tantos caráteres
procurar o deleite da alegria
e encontrar apenas medo, fuga
procurar um tanto de amor
e encontrar tanto ódio.

Assim,
ergo minha mão direita e me comprometo
a lhe ser fiel!
(Só não posso prometer mostrar contentamento...)
Pois o mundo que me cerca era um que fizeram
questão de destruir. Caminharei ao lado de quem
repelia, de quem me assustava e
de quem me magoou.

Simplesmente para acreditar nas palavras...
Ser feliz me conformando com a vida, com a vida,
com a vida como ela é e jamais soube ser para mim
o que de mim esperavam e o que para mim queria.
Não precisarei mais sorrir
e poderei, finalmente, fechar os olhos e dormir
sem nunca mais permitir que  o inconsciente brote
dos confins das memórias mais belas para me
atormentar com a preparada lâmina das saudades.

Eu prometo me conformar,
eu prometo obediência
e prometo não ser mais quem fui.
Mudando a maneira que sempre procurei para
semear felicidade, agora irei,
com minha infelicidade,
colher os sorrisos de todos os que serão enganados.

Que me perdoe qualquer outro plano metafísico!

Nenhum comentário: